TRANSLATORS

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Como recuperar arquivos deletados do PC

Apagar arquivos acidentalmente. Quem nunca sofreu com isso? Deletar um arquivo por engano, movido por impulso – talvez buscando mais espaço no HD – ou mesmo distração é algo que a maioria dos usuários já sofreu. Apesar de a situação ser desagradável não entre em desespero. Já há formas de contornar este tipo de incidente.
Quando você exclui um arquivo pelo Windows e em seguida limpa a lixeira, ele não é eliminado do computador. Ele continuará gravado em seu disco rígido até que o espaço ocupado seja utilizado por outro arquivo, ou seja, ainda existirá “fisicamente”.
Como o arquivo continua gravado, é possível recuperá-lo. Porém, antes de começar a tentativa de restauração dos dados deve-se levar em conta que quanto mais vezes você gravar arquivos no disco rígido, mais difícil será reavê-los, pois há a possibilidade de o Windows sobrescrever as informações.
O sistema operacional não leva em conta se o arquivo deletado é antigo ou novo, apenas grava os novos dados no primeiro espaço que encontra e isso pode atrapalhar a recuperação das informações, mesmo das que foram recentemente perdidas. Portanto, é recomendável não instalar nada novo em seu disco nem desfragmentá-lo, pois isto diminui muito as chances de restauração.
Resgate dos arquivos
Há duas maneiras para restabelecer seus arquivos. Uma delas são os programas específicos de restituição de dados. Estes aplicativos (muitas vezes gratuitos) tentam recuperar os arquivos lendo todas as trilhas do disco rígido que aparentemente estão vazias, listando tudo o que encontram. Por serem grátis, estes aplicativos normalmente trazem restrições e limitações, e de modo geral não recuperam arquivos quando há problemas mais graves, como danos físicos no HD.

Aqui vai uma lista do superdownloads com alguns destes sites que podem ajudar a resolver este problema.
A outra solução é mandar o HD para uma empresa especializada. Mas prepare o bolso, pois este serviço não é barato.
O valor a ser cobrado depende do tamanho do disco rígido, sistema operacional, ferramentas utilizadas para a restauração e peças adotadas no processo (cabeças de leitura, motores, placas). Mas o que determina o preço final a ser cobrado é o nível de dificuldade para restauro. De maneira geral o custo do processo varia entre R$500 e R$1,5 mil, nas opções básicas.
Backup é melhor remédio
Para evitar traumas com a perda de arquivos, a recomendação dos especialistas em segurança da informação é que os usuários façam sempre backups de seus arquivos essenciais. Você pode usar pendrives, CDs, DVDs, e até mesmo outro HD. Não se esqueça que quanto maior o tempo transcorrido entre ter apagado o arquivo e sua posterior tentativa de recuperação, menores as chances de sucesso.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Acabei de resolver um problema em um HD que estava parado a 15 dias, graças a este artigo. Valeu.

Anônimo disse...

COMO RECUPERAR ARQUIVOS DELETADOS POR ENGANO NA LIXEIRA DE UM MACBOOK?? ALGUEM SABE POR FAVOR...

Anônimo disse...

dane-se o chuck noris
ele nao encontrou a pagina do superdownloads

Postar um comentário

Deixe seu comentario
Seja educado coloque seu nome ao comentar
Muito obrigado.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO