TRANSLATORS

sábado, 4 de outubro de 2008

Formatos de arquivos de video


A popularização da banda larga e dos serviços de e-mail com grande capacidade de armazenamento está aumentando a circulação de vídeos na Internet. O problema é que a profusão de formatos de arquivos pode tornar a experiência decepcionante. Imagine aguardar o download de um vídeo com 25 Mb e descobrir que ele não roda no seu micro.
Por isso, montamos este pequeno guia com os formatos de vídeo mais populares. A maioria deles depende de um único programa para rodar. Por exemplo, se a extensão é MOV, você vai necessitar do QuickTime, da Apple. Outros, além de um player de vídeo, necessitam do "codec" apropriado. Acrônimo de "COder/DECoder", codec é uma espécie de complemento que descomprime - e comprime - o arquivo. É o caso do MPEG, que roda no Windows Media Player, desde que o codec esteja atualizado - em geral, a instalação é automática.
Com os três players de multimídia mais populares - Windows Media Player, Real Player e Quicktime -, você dificilmente encontrará problemas para rodar vídeos, tanto offline como por streaming (neste caso, o download e a exibição do vídeo são simultâneos). O primeiro vem pré-instalado no Windows, e os demais são gratuitos. Mas é recomendável ter sempre as últimas versões instaladas na máquina. Agora, se você costuma receber vídeos em formatos diferentes dos relacionados abaixo, a melhor solução é apelar para uma espécie de player universal, que reúne todos os codecs. No final deste artigo, sugerimos um gratuito.

Formatos de vídeo mais populares:

Extensão: WMV/WMA
Programa: Windows Media Player
Formato proprietário da Microsoft para áudio e vídeo no PC. É baseado em uma coleção de codecs que podem ser usados pelo Windows Media Player para reproduzir arquivos codificados em vários formatos. Também é utilizado para streaming.

Extensão: ASF
Programa: Windows Media Player
Abreviação para Active Streaming Format. Um formato de arquivo da Microsoft para executar vídeo digital via Internet (streaming).

Extensão: RM/RA
Programa: Real Player
É o formato proprietário da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia online. É muito usado para transmissão de áudio por streaming.

Extensão: MOV
Programa: Quicktime
Formato criado pela Apple para o Quicktime, o seu programa de multimídia - também disponível para Windows. Pode ser utilizado para transmissões em streaming.

Extensão: MPG/MPEG
Programa: vários (necessita codec)
O MPEG (de Moving Picture Experts Group) é um formato de compressão de áudio e vídeo mantido pela International Organization for Standardization. O formato de música digital MP3 é baseado em uma das especificações do MPEG. O formato é muito popular para a troca de vídeos na Internet. Como o avi, pode ser reproduzido por quase qualquer player, contanto que o codec usado em sua geração esteja instalado.

Extensão: AVI
Programa: vários (necessita codec)
Dependendo do codec usado para gerar o vídeo, o arquivo será ou não compactado. Se não for, ocupará um grande espaço no disco. Pode ser reproduzido por quase qualquer player, contanto que o codec usado em sua geração esteja instalado no computador que vai o reproduzir. A escolha do player depende do usuário: basta abrir as preferências do programa e selecionar os formatos de arquivo desejados.
Observação: um excelente sistema chamado DivX, considerado o MP3 do vídeo por aliar boas qualidade e compressão, utiliza a extensão AVI.

Canivete suíço:
Os "codec packs", como indica o nome, são pacotes que reúnem praticamente todos os codecs disponíveis. Geralmente, trazem uma espécie de player universal, capaz de resolver qualquer parada. A desvantagem é que eles são somente isso: players. Não oferecem conteúdo e outros recursos e serviços de programas como o Windows Media, o Real Player e o QuickTime.
·  Clique aqui para baixar o k-lite codec pack

4 Comentários:

Unknown disse...

gostei muito, foi esclarecedor, para completar só ficou faltando o formato VOB, mais valeu, obridado!!!!

Anônimo disse...

Vlw,Me ajudou muito para fazer meu trabalho de informatica

Anônimo disse...

Gostei do blog.
Dicas relevantes são sempre bem vindas para facilitar nossas vidas no mundo da informática, vídeo, áudio etc.
Valeu!

Enio Megale

Anônimo disse...

blog que copia e não cita as fontes...

fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI500088-EI15607,00-Entenda+os+formatos+de+video+mais+populares.html

Postar um comentário

Deixe seu comentario
Seja educado coloque seu nome ao comentar
Muito obrigado.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO